Aumento da Próstata
Hiperplasia Prostática Benigna

O que é próstata?
A próstata é um órgão que todos os homens possuem e tem como função, produzir parte do líquido que compõe o esperma. Esse líquido, por sua vez, tem uma série de funções, que, em conjunto, garantem que o espermatozóide sobreviva, chegue até o óvulo e forme o embrião, que vai dar origem ao bebê. A próstata localiza-se na pelve, “abraçando” o canal da urina, próximo a bexiga.

O que é hiperplasia prostática
HPB – Hiperplasia Prostática Benigna ou Aumento da Próstata é uma condição que se inicia geralmente aos 50 anos de idade acomete cerca de 88% dos homens aos 90 anos de idade. O crescimento da próstata provoca compressão progressiva do canal pelo qual passa a urina (uretra).

A hiperplasia prostática (aumento da próstata) é a mesmo que câncer da próstata?
Não. É importante dizer que a hiperplasia prostática benigna não é câncer. São duas doenças diferentes, mas que podem acontecer ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?
– jato de urina fino e fraco;
– demora para iniciar micção;
– gotejamento importante ao final da micção;
– interrupção do jato de urina durante micção, sendo necessário “fazer força” para reiniciá-lo;
– vontade de urinar frequente, havendo sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga;
– vontade súbita e intensa de urinar;
– dor ao urinar;
– acordar algumas vezes à noite para urinar;
– sagramento na urina;
– incapacidade de esvaziar a bexiga.
Infelizmente, o preconceito ainda é o maior inimigo. Muitos homens deixam de fazer o exame preventivo por esse motivo e acabam sendo diagnosticados em fases avançadas da doença, em que não há mais chance de cura.

Como é feito o tratamento da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?
Cabe ao urologista, em conjunto com o paciente, decidir qual o tratamento mais adequado para cada caso. Para isso, avaliamos a intensidade dos sintomas descritos pelo paciente e o quanto esses sintomas estão afetando sua qualidade de vida. Além disso, os resultados dos exames solicitados pelo urologista também podem influencia a escolha do tratamento.

Como é feito o tratamento da hiperplasia prostática (aumento da próstata)?

Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica é realizada com o uso de um robô comandado pelo cirurgião e pode reproduzir praticamente qualquer procedimento convencional. Os braços robóticos são introduzidos no corpo do paciente através de pequenos orifícios que variam de 5 mm a 12 mm.
O cirurgião comanda o robô através de um console onde fica confortavelmente sentado, o que reduz a fadiga durante o procedimento.
Além disso, temos outras vantagens. Como não são realizados cortes, o resultado estético é melhor do que a cirurgia convencional e a dor no pós operatório é reduzida significativamente. O sangramento costuma ser menor, pois a insuflação de gás A visão é tridimensional e amplificada muitas vezes e a máquina tem filtro de tremores. O braço robótico é capaz de reproduzir todos os movimentos do punho do cirurgião, o que contribui para melhorar a precisão do procedimento. Tudo isso ajuda a melhorar o resultado das cirurgias.
Nos dias de hoje quase todas as cirurgias urológicas podem ser realizadas com auxílio do robô, sendo que as prostatectomias (retirada da próstata) e as nefrectomias (retirada parcial ou total do rim), são as mais frequentes.
A Clínica Zequi conta com profissionais altamente qualificados e com muita experiência na realização de cirurgias robóticas, especialmente naquelas destinada a tratar tumores urológicos.