Pedra nos Rins

O que são pedras nos rins?
Pedras nos rins ou cálculos renais são formados por substâncias que se agregam e cristalizam dentro dos rins ou nas vias urinárias, formando concreções que lembram pedras, daí seu nome.

Qual a diferença entre pedra nos rins e cólica renal?
Quando as pedras estão localizadas no interior dos rins, não costumam provocar dor. Muitas vezes o paciente possui cálculos renais e não tem sintoma algum.
Mas quando as pedras se deslocam pelo fluxo de urina e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, causam obstrução da drenagem de urina, que se acumula, causando dilatação do ureter e do rim. Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal).
A Cólica Renal é uma dor aguda, intensa, que aumenta e diminui ciclicamente, iniciando na região lombar e irradiando (caminhando) para o abdome inferior.

Quais são os sintomas de pedras nos rins?
Muitas vezes, a doença é assintomática (não apresenta sintomas) e, por esse motivo, pode passar muito tempo despercebida. Porém, quando as pedras passam a provocar obstrução da drenagem de urina, causam dores muito fortes (cólica renal), que podem ser sentidas na região lombar ou região abdominal inferior. Essas dores não são os únicos sintomas. Podem ocorrer também:
Náuseas, Vômitos, Calafrios, Distensão Abdominal, Febre, Desejo frequente de urinar e Sangue na urina.

Como fazer o diagnóstico de pedra nos rins?
O diagnóstico é confirmado através de exames de imagem. Anteriormente utilizavam-se raio X de abdômen, urografia excretora e ultrassom. Na atualidade, esses exames foram substituídos pela tomografia de abdome.

Como previnir pedra nos rins?
A alimentação influencia diretamente a formação de cálculos renais.
Para prevenir formação de cálculo renal, devemos:
• Beber água suficiente para urinar 2 a 3 litros por dia.
• Aumentar o consumo de sucos cítricos (naturais, sobretudo laranja e limão)
• Realizar atividades físicas regularmente
• Diminuir o consumo de sal (retire o saleiro da mesa, evite embutidos e temperos industrializados)
• Diminuir o consumo de proteínas (carnes brancas, vermelhas e peixes)
• Diminuir consumo de alimentos ricos em oxalato (café, chá preto, chocolate)

Como é feito o tratamento de pedra nos rins?
Cálculos renais pequenos, menores que 5-6mm, podem ser expelidos pela urina, sem necessidade de cirurgia. Porém, nem sempre isso ocorre. Já cálculos maiores dificilmente são eliminados espontaneamente e quase sempre requerem tratamento cirúrgico.
Existem diferentes cirurgias para tratamento do cálculo. O urologista, baseado na história do paciente, exames de laboratório e características dos cálculos fornecidas por exames de imagem (tamanho, localização e dureza) é quem deve decidir qual técnica é melhor indicada para cada caso.

Cirurgia Robótica
A cirurgia robótica é realizada com o uso de um robô comandado pelo cirurgião e pode reproduzir praticamente qualquer procedimento convencional. Os braços robóticos são introduzidos no corpo do paciente através de pequenos orifícios que variam de 5 mm a 12 mm.
O cirurgião comanda o robô através de um console onde fica confortavelmente sentado, o que reduz a fadiga durante o procedimento.
Além disso, temos outras vantagens. Como não são realizados cortes, o resultado estético é melhor do que a cirurgia convencional e a dor no pós operatório é reduzida significativamente. O sangramento costuma ser menor, pois a insuflação de gás A visão é tridimensional e amplificada muitas vezes e a máquina tem filtro de tremores. O braço robótico é capaz de reproduzir todos os movimentos do punho do cirurgião, o que contribui para melhorar a precisão do procedimento. Tudo isso ajuda a melhorar o resultado das cirurgias.
Nos dias de hoje quase todas as cirurgias urológicas podem ser realizadas com auxílio do robô, sendo que as prostatectomias (retirada da próstata) e as nefrectomias (retirada parcial ou total do rim), são as mais frequentes.
A Clínica Zequi conta com profissionais altamente qualificados e com muita experiência na realização de cirurgias robóticas, especialmente naquelas destinada a tratar tumores urológicos.