Câncer de Bexiga

O Câncer de Bexiga é um tumor que tem origem nas células que revestem internamente a bexiga. É um tumor raro e acomete mais homens que mulheres, sobretudo pacientes idosos (60-70 anos).

O que aumenta o risco de câncer de bexiga?
O tabagismo aumenta até 4 vezes o risco de desenvolver a doença e exposição a alguns solventes químicos.

Quais são os sintomas do câncer de bexiga?
Sangue na urina, Urgência urinária, Aumento da frequência urinária, Dor ao urinar, Incontinência Urinária, Perda de peso, Dor abdominal, Fadiga e Dor nos ossos.

Como é feito do diagnóstico de câncer de bexiga?
Muitas vezes, a doença é detectada em exames de imagem rotina (como um ultrassom) antes do início dos sintomas. E quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maior a chance de cura da doença.
Para confirmação da doença, realizamos um procedimento com anestesia, em que entramos com uma câmera pelo canal da urina e inspecionamos a bexiga do paciente. Uma vez identificado o tumor, retiramos essa lesão com a própria câmera e enviamos o material para análise.

Como é o tratamento de câncer de bexiga?
Entramos com uma câmera pelo canal da urina, retiramos o tumor com a própria câmera e enviamos o material para análise. Se essa análise mostrar que o tumor não está invadindo a parede da bexiga, o paciente deve iniciar um tratamento complementar com uma medicação colocada na bexiga para reduzir o risco da doença voltar.
Se a doença está invadindo a parede do órgão, há diferentes formas de tratamento, mas o ideal seria retirar toda a bexiga.
Fazemos cortes muito pequenos (0,5-1cm) e inserimos uma câmera e pequenas pinças no abdome do paciente (laparoscopia). A agressão cirúrgica é mínima. Isso significa menor dor no pós-operatório, retorno rápido às atividades diárias e cicatrizes mínimas ou mesmo inexistentes.