O check-up ginecológico deve entrar na rotina anual de todas as mulheres, em todas as fases de sua vida: adolescência, vida reprodutiva e menopausa.
Através deste, podemos fazer uma avaliação global da saúde da mulher, tanto da parte ginecológica quanto da parte clínica.
A avaliação ginecológica consiste do exame físico das mamas para detecção de nódulos mamários e a coleta do exame de citologia oncológica de colo e vagina (papanicolaou) associada à colposcopia e vulvoscopia, que já são realizadas na consulta, e visam identificar corrimentos vaginais anormais, lesões sugestivas de infecção pelo vírus HPV e rastreamento precoce de câncer de colo uterino. Também são solicitados, de forma individualizada, exames complementares para rastreamento de câncer de mama, câncer de ovário e endometriose.
Já na avaliação clínica é avaliado o risco cardiológico da paciente através de alguns parâmetros: antecedentes familiares, cálculo do índice de massa corpórea (IMC), medida da pressão arterial e solicitação de exames laboratoriais como colesterol, triglicérides e glicemia, entre outros.
Na adolescência avaliamos quadros de irregularidade menstrual, cólicas menstruais e corrimentos vaginais. E também temos a possibilidade de oportuna orientação sobre métodos anticoncepcionais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
No período do climatério conduzimos o controle dos sintomas da menopausa e perimenopausa como fogachos e ressecamento vaginal, além de avaliar a densidade óssea para prevenção e tratamento de osteoporose. E tudo isso visando uma longevidade saudável para nossas mulheres.