A endometriose é uma doença na qual o endométrio, membrana que reveste a parede uterina, se encontra fora da cavidade do útero, em órgãos como trompas, ovários, intestino e bexiga. O motivo pelo qual ocorre essa alteração não é conhecido, e a endometriose pode causar dor, além de comprometer a fertilidade da paciente.
Os principais sintomas associados à endometriose são:
- Dor intensa no baixo ventre;
- Cólicas menstruais intensas;
- Fluxo menstrual intenso;
- Dor ao urinar ou defecar;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Dor intensa durante as relações sexuais;
- Dificuldade para engravidar.
Os exames feitos para diagnosticar a endometriose são o de toque vaginal, ultrassom transvaginal (com e sem preparo intestinal), e ressonância magnética. O tratamento pode ser feito com medicamentos, ou com cirurgia e tem como objetivo melhorar os sintomas, como o da dor, além de diminuir as lesões endometrióticas e aumentar as chances da paciente engravidar.
O tratamento conservador é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, anticoncepcional para suspender a menstruação. Nos casos em que a mulher apresenta endometriose profunda, ela passará por cirurgia para a raspagem do endométrio que se espalhou por outros órgãos. Casos mais graves podem necessitar de uma histerectomia (que é a remoção do útero) e de outras partes do sistema reprodutivo, como os ovários. Lembrando que a endometriose não tem cura, mas sim tratamento.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar sua consulta!