O papilomavírus humano (HPV) é um vírus capaz de infectar homens e mulheres, causando verrugas em várias partes do corpo. Sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum que existe. Certos pacientes não desenvolvem sintomas, porém ainda podem infectar outras pessoas pelo contato sexual.
Os sintomas do HPV nas mulheres são:
- Verrugas na região genital, chamadas de crista de galo. Elas podem estar presentes na vulva, pequenos e grandes lábios, ânus, e inclusive colo do útero;
- Ardência no local das verrugas;
- Coceira na região;
- Formação de placas de verrugas;
- Lesões na garganta, bochechas e lábios, caso a infecção tenha sido por relação sexual oral.
Já nos homens os sinais são:
- Verrugas na região genital, no pênis, escroto e ânus;
- Caroços ou feridas nas áreas afetadas;
- Lesões na garganta, bochechas e lábios, caso a infecção tenha sido por relação sexual oral.
Nas mulheres, caso a infecção não seja diagnosticada e tratada, há maior risco do desenvolvimento do câncer de colo do útero. Já nos homens, pode aumentar o risco de um câncer no pênis. Para os dois, pode haver casos de câncer no ânus e de orofaringe.
O HPV pode ser diagnosticado por meio de exames como papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia. Não existe tratamento específico para eliminar o HPV, porém o tratamento para as verrugas pode ser feito com laser, crioterapia (congelamento), cirurgia e uso de substâncias químicas aplicadas diretamente nas verrugas.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar sua consulta!