Um cisto no ovário acontece quando há acúmulo de líquido dentro dessas glândulas reprodutivas. Normalmente, o cisto acontece durante a ovulação da mulher, e são nomeados de cistos funcionais, desaparecendo...
Um cisto no ovário acontece quando há acúmulo de líquido dentro dessas glândulas reprodutivas. Normalmente, o cisto acontece durante a ovulação da mulher, e são nomeados de cistos funcionais, desaparecendo sem que seja necessário nenhum tipo de tratamento.
Na maioria dos casos, a paciente não apresentará sinais e sintomas associados aos cistos ovarianos. Porém, se o tamanho for mais do que três centímetros, pode haver dor na região do ovário, sangramento fora do período menstrual e atraso na menstruação.
Alguns sinais que podem ajudar a mulher a buscar ajuda são:
- Dor constante no abdômen e na pelve;
- Desconforto ou dor durante a relação sexual;
- Sensação de barriga inchada;
- Menstruação irregular;
- Dor contínua nas costas;
O diagnóstico é confirmado com exames de imagem, como o ultrasom transvaginal, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética. Se julgar necessário o ginecologista pode pedir um exame de sangue para excluir a possibilidade de uma gravidez ectópica (fora do útero).
O tratamento irá depender de características como o tamanho do cisto, sintomas, a idade da paciente, entre outros. Caso o cisto no ovário não seja maligno e não cause sintomas, a mulher precisa ser apenas avaliada com certa frequência para verificar se o cisto diminui. Porém, caso haja sintomas, o tratamento pode ser feito com anticoncepcional, para regular os níveis dos hormônios, ou por meio de cirurgia para a remoção do cisto. Já os casos mais graves, nos quais há suspeita de câncer, ou torção, recomenda-se a retirada do ovário por completo.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar sua consulta!