A cólica renal acontece, na maior parte das vezes, por cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins. Ao ter os ureteres (canais que conduzem a urina dos rins para a bexiga) obstruídos parcial...
A cólica renal acontece, na maior parte das vezes, por cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins. Ao ter os ureteres (canais que conduzem a urina dos rins para a bexiga) obstruídos parcial ou totalmente, há acúmulo de urina nos rins, causando aumento da pressão na região e, por consequência, dor intensa.
A dor da cólica renal geralmente atinge a região lombar, mas pode atingir também o abdômen, os testículos e a vagina. Outros sintomas associados ao quadro são:
- Náuseas e vômitos;
- Sensação de bexiga cheia;
- Ardor ao urinar.
Os pacientes que têm crise de cólica renal podem aliviar a dor por meio de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e anti-espasmódicos, receitados previamente por um médico urologista. Compressas quentes na região ajudam a aliviar a dor. O aumento da ingesta de água pode aumentar a dor e não há comprovação científica de que acelera a eliminação dos cálculos.
Caso a dor seja intensa e não passe nem mesmo com o uso de analgésicos, a orientação é ir ao pronto-socorro para que o diagnóstico seja feito e o médico possa encaminhar o paciente para o melhor tratamento. Outro sinal de alerta é a ocorrência de febre, calafrios ou queda da pressão arterial. Esses sinais podem indicar uma infecção urinária associada.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato para marcar sua consulta!